Rita Red Shoes – Bacalhau do lombo com pesto de ervas frescas, creme vinagrete de pimentos morrones e grão de bico

24 Maio, 2012 § 0 comentários


Digo-lhe já que as fotografias do seu blog me abriram o apetite!

A cozinha para mim é um mistério. Há que esclarecer que apesar de péssima cozinheira, tirando um arroz branco apetecível, sou um óptimo garfo, como se costuma dizer. Adoro pratos condimentados e coisas que provocam o enjoo a muitas bocas, como ovas, língua estufada, fígados e corações! São poucas as coisas de que não gosto, favas, hortelã, mousse de chocolate, leite creme, pudins, gelatinas e gomas!
O meu prato preferido durante sensivelmente 16 anos foi bife com arroz e ovo estrelado. Eu podia viver de arroz e chá no pior dos cenários mas havendo escolha, ui, de queijos a enchidos, patê, pão com pão, feijoada, cabrito no forno, bacalhau cozido com grão e laranjas antes de dormir fazem de mim uma mulher feliz e satisfeita.
Espero que as minhas linhas o inspirem! Eu fiquei cheia de fome. “

Rita Red Shoes

A Receita:

Bacalhau do lombo com pesto de ervas frescas, creme vinagrete de pimentos morrones e grão de bico

Pões o lombo de molho durante 24h, para o expurgar o excesso de sal. Enxuga-o bem. Acende o fogareiro e deixa o carvão ganhar peso. O grão de bico demolhado com sal de um dia para o outro, é cozido à pressão em 30 minutos.
Para o pesto: salsa, oregãos frescos e poejos, tudo picado com sal grosso e moídos no azeite extra virgem e vinagre de cidra, pouco virgem.
Besunta o lombo no que subjou na tábua de picar, com um pouco mais de lubrificante e siga para a grelha, já bem quente. Cuida do bacalhau até ficar com um bronze perfeito. Nos preliminares, assaste o pimento morrone, privaste-o da sua pele debaixo de água corrente e fria, esgravulhaste-o muito bem com um petit peu de azeite, flor de sal, alho em pó, 5 pimentas moídas na hora evinagre balsâmico de modena, usando a tua mágica varinha.
Podes agora empratar: creme de pimentos [como cama], grão de bico [como colchão], pesto de ervas frescas [como lençol], o lombo de bacalhau [para saborear] e mais pesto [para arrematar]. Convida também um pouco de rúcula selvagem para o banquete.
Acompanhante de luxo: Alento branco 2010, bem geladinho.
Bom apetite Rita!

 

http://www.ritaredshoes.com/

 

Tagged , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.