Bruschetta de Estupeta de Atum

9 Julho, 2012 § 1 comentário

Estupeta de atum, para quem não sabe, é atum conservado em salmoura e encontra-se normalmente à venda em pequenos baldes. Retira um naco de atum do balde e desfia-o com as mãos. Demolha o atum em água doce, espreme-o e muda-lhe as águas. Faz este processo consecutivamente até que o atum fique bom de sal, como saber? Provando ;). Depois de uns bons apertões e o sódio no nível certo, envolve-o com os tomates, coração de boi cortados em cubos, pimento verde cortado em cubos e cebola em cubos cortada. Leva ao frigorífico para refrescar bem.
Prepara a bruscheta torrando uma fatia de pão caseiro alentejano. Ainda em quente aplica-lhe um esfregaço de alho roxo cortado ao meio. Cobre o pão com a estupeta, rega tudo com abundante azeite virgem extra, daquele mesmo bom, ideal < 0,5º de acidez e uma boa esguinchadela de vinagre de vinho branco, eu gosto dela bem envinagrada. Acompanhante de luxúria: Caipirinha feita com Cachaça Velho Barreiro e não do Barreiro velho.

 

Tagged , , , ,

§ One Response to Bruschetta de Estupeta de Atum

  • Ana Margarida diz:

    Adoro “Estupeta de Atum” e, sempre que vou ao Algarve, há uma paragem obrigatória para comer esta iguaria! Gostaria no entanto de saber onde posso adquirir esse balde de atum em salmoura, na zona centro do país, para poder experimentar fazer em casa. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.