Bruschetta d’petinga com os tomates assados e seus pimentos

19 Novembro, 2012 § Comentários fechados em Bruschetta d’petinga com os tomates assados e seus pimentos

Torras a bela da fatia de pão caseiro alentejano e ainda quente desflora-o com um esfreganço de alho roxo, rega-o de azeite virgem extra, assa os tomates às rodelas com ervas de provence, flor de sal e um fio de azeite, assa os pimentos, num fio de azeite e sal  grosso, abre a lata dos lombos da bela da petinga nacional e escorre-lhe o lubrificante mas não em demasia. Monta a bruschetta, pão, pimentos, tomates, os lombos da petinga, 5 pimentas moídas no momento e umas folhas de agrião de’água para rematar, depois siga pó bucho… sem espinhas! Acompanhante de luxo: copo tinto, Chaminé.

Risotto de abóbora menina com os tomates encharcados

8 Novembro, 2012 § 0 comentários

Preparas um belo caldo de legumes com os legumes que te aprouver, que podem ser entre outros: alho francês, cebola, cenoura, aipo, coentros, hortelã …[reserva]. Caldo pronto e ainda fervente, verte um pouco para uma taça onde vais encharcar os tomates desidratados do Sr. Garofalo. Deixa-os agora repousar.
Numa anti aderente, vais desmaiar num fio de azeite virgem um pouco de cebola roxa picada, os cogumelos tipo paris cortados em laminas, a abóbora menina cortada em cubos, o sal grosso e ervas de provence de companhia. Deixa apurar.
Num tacho de bordas largas, murchas a cebolinha roxa bem picada num belo fio de azeite virgem extra, aditas o arroz arbóreo próprio para risotto, quando o arroz ganhar luz envolvido com a cebola, juntas uma ‘copaza’ de vinho branco do bom, o arroz vai abrir e quando o vinho evaporar podes começar a aditar o caldo aos poucos, até cobrir o arroz. O caldo vai evaporando e tu vais adicionando mais até que o arroz se sinta cozido. Arroz praticamente cozido é hora de verteres o conteúdo da antiaderente para dentro do tacho e resgatares os tomates amolecidos da taça, que vais aventar para dentro do tacho. Sempre mexendo juntas 2 pacotinhos [de couver] de manteiga d’alho e uma taça de queijo parmesão ralado no momento. Podes agora finalizar em grande com o manjericão fresco picado ali. Serve de imediato. Acompanhante de luxo: Cartuxa tinto. Até te ‘lembes’

Lombo de salmão encalmado com legumes suados

2 Novembro, 2012 § 0 comentários

Tempera os belos dos lombos de salmão num tabuleiro de forno [com a pele virada para baixo], com fio de azeite virgem extra, grosso sal, 5 pimentas esmurradas no momento, cebolinho, sementes de sésamo negras e sumo de uma lima. Deixa marinar cerca de 1/2 hora. Antes de espetares com ele na sauna coloca umas nozes de manteiga de alho sobre os lombos.
Podes suar agora os legumes no vapor de H2O, apenas temperados com flor de sal. Retira-os do quentinho antes da sua cor se esvair e rega-os com fio de azeite virgem extra 0,4º acidez max..
Acompanhante de luxo: EA Branco bem fresquinho.