Medalhões Tenório ao Parmesiano

30 Outubro, 2012 § 0 comentários

Priva a lata dos lombos de atum Tenório em azeite e miga-os; adita uma gema de ovo, parmesão ralado, tostas integrais desfeitas no almofariz, salsa picada. Tá a moldar. No intermezzo tomate cereja escarchado na frigideira com azeite virgem e erva buena de provence. Bronzeia os medalhões numa antiaderente bem quente lubrificada de azeite virgem extra, poucos segundo de cada lado. Acompanha com uma saladini de [agrióni] temperada com vinagrette de lima e azeite virgem extra. Acompanhante de luxo: Vale dos Barris – Syrah

Tortulhos Recheados com seus Talos e enteados

28 Outubro, 2012 § 0 comentários

Compra uns belos cogumelos [trá lá lá] tipo Paris, lava-os e arranca-lhe os Talos que vais transformar em picadinho. JunTalos numa gamela com azeite virgem extra, alhos porro laminado, courgette picada, chucha os tomates também eles picados, umas folhas de agrião d’água, adita o grosso sal, ervas de provence e deixa amolecer sem sacudir. As carapaças já estão viradas, salpicadas de flor de sal à espera do recheio num tabuleiro de forno, drapeado de azeite virgem extra. Recheia os tortulhos com o acumulado do pote. Cogumelos recheados aplica uma noz de maionese de ervas on top of each, umas lascas de queijo de cabrona ralada no momento [dica da semana: coloca o queijo de cabrona no congelador para que seja mais fácil de ganhar ralação], por fim compõe com uns oregãos esfregados no momento e siga para a sauna pré aquecida a 200º C durante 15 minutos aproximadamente.
Acompanha com uma salada de agrião e uvas brancas ao natural, apenas temperada com sal e um fio de azeite virgem extra 0,4 acidez máx. Acompanhante de luxo: Syrah da adega Cortes de Cima tinto.

 

Ensopando o bacalhau com batata doce

22 Outubro, 2012 § 0 comentários

Preparas uma boa tomatada, e para isso tens de me pelar e esmagar os tomates, para lhes retirares as sementes. Corta-os em pequenos cubos. Uma cebola roxa picada, alho roxo, azeite virgem extra, poejo seco, polpa de tomate e um copito de vinho branco do bom. Tomatada apurada, juntas as rodelas de batata branca e batata doce de Aljezur. Podes juntar o lombo do bacalhau. 10 minutos e já cheira a bacalhau. Retira a posta e tira-lhe umas lascas [reserva]. Espeta-me as batatas. Estão cozidas? Podes juntar o bacalhau agora em lascas, os coentros frescos e uma gotas de picante calvé, apaga o fogo. Torra uma bela fatia de panito caseiro alentejano e com este, acama o prato até que esteja pronto a cobrir. Podes agora cobri-lo. Acompanhante de luxo: Herdade do Pinheiro, Branco fresquinho.

Bruschetta Salmonada, parmesionada com outros

18 Outubro, 2012 § 0 comentários

Torras a bela da fatia de pão caseiro alentejano e esfregaço de alho para cima dela, ainda com o miolo quente. Sobre o pão umas folhinhas do olho da alface, são mais tenras e estaladiças. Rega a alface com um vinagrete de lima, azeite virgem e um pouquito de mostarda. Sobre a alface caem as finas tiras de salmão fumado, sobre o salmão un petit peu de maionese de ervas, uns moçambicanos já sem pele, salteados na cabecinha de alho esmagada e azeite virgem extra, azeitonas galegas escortalhadas e umas lascas de parmesão. Sobre tudo, umas ervas de provence secas arremessadas a cerca de 30 cm acima do petisco. Acompanhante de luxo: Quinta do Barranco Longo – Branco fresquinho

Bruschetta de abóbora amantizada com seus queijos

16 Outubro, 2012 § 0 comentários

Pegas num pandeiro Alentejano e cortas-lhe uma boa fatia e põe-na a torrar. A abóbora é cortada em pequenos rectângulos de espessura média, que vai amaciar em azeite virgem extra, ervas de provence e flor de sal. Panito torrado aplica-lhe com um esfregaço de um dente de alho, cortado pela metade, ainda em quente. Rega agora o pandeiro com o lubrificante que subjou da gamela onde amaciaste a abóbora. Corta em fatias o queijo fresco de cabrona e acama-o no pão, sobre o queijo compões graciosamente os cubos de abóbora. Podes agora completar com umas folhas [ten’talo] de agrião, umas lascas de parmesão, 5 pimentas moídas no momento sobre o petisco e tudo rega com um fio de azeite virgem extra. Acompanhante de luxo: Vinha das Servas – tinto.

Franga assada no Churrasco com Saladini multicor

15 Outubro, 2012 § 0 comentários

Besuntas a franga de uma bela pasta que preparaste com azeite virgem extra, alhos, sal grosso, colorau, piri-piri em pó e sumo de meia lima. Deixa-o repousar cerca de umas 3 horas antes do aventares para cima da grelha e fazeres o servicinho [assar a franga]. Franga quase assada, podes começar a prepara a salada. Laminas tudo bem fino, a saber: repolho olho de boi, que vais escaldar já em juliana dentro de uma tigela na qual vais verter águas ferventes (deixa-o de molho cerca de 2 minutos e escorre), cenoura, cebola, beterraba (previamente cozida com sal grosso), cogumelos paris, malagueta vermelha sem sementes [para os menos corajosos]. Prepara um vinagrette para temperar a saladini com uma colher de mel, mostarda, azeite virgem extra e sumo de uma lima. Acompanhante de luxo: Super Bock Stout – preta fresca.

Wok de Perúa Leguminosa

12 Outubro, 2012 § 0 comentários

Pedes ao boucher que te corte uns bifes de perú bem finos. Sobre a tua tábua corta-os em finas tiras. Tempera-os com um petit peu de flor de sal, pimentas moídas no momento e um fio de azeite virgem. Besunta-os bem. Podes agora preparar os legumes em cima da tábua.
Corta-me a cebola bem fina, até te virem as lágrimas aos olhos, lamina a cenoura em juliana, pimento verde em palitos, a malagueta vermelha comprida sem sementes às tiras, corta-me o chouriçinho de porco preto em meias luas, lava-me as espinacas e põe de parte. Numa taça junta molho de soja com um pouco de vinagre de arroz e sementes de sésamo. Tens a tábua pronta para confecionar o repasto. Aquece bem o Wok com um pouco de óleo de girassol, arremessa para dentro do wok o perú e deixa-o ganhar bronze sempre mexendo. Crostadas as carnes adita os legumes pela ordem do corte com excepção dos espinafres. Sempre a mexer deixa os legumes cozinhar e junta o molho de soja que preparas-te anteriormente. Não deixes cozinhar em demasia de modo a sentires o estaladiço dos legumes e as tenras carnes nas beiças. Apaga o lume e junta os espinafres que se vão sentir murchar no calor das carnes e ganhar um verde luxuoso. Podes degustar este prato agarrando-me nos paus[inhos]. Acompanhante de luxo: Quinta do Alcube – tinto.

Pêsse[cu]

11 Outubro, 2012 § 0 comentários

Delicia-te com a receita de Tarte Tatin de Pâesscús
Tarte-tatin-de-paesscus-paraguai-e-maca-raineta 

Açorda à Bela d’ Alentejana 2.0

9 Outubro, 2012 § 2 comentários

Cá em casa é assim!!! Quando não há pão faz-se Açorda. Numa taça o belo sal grosso, o belo azeite virgem extra, os belos dentes de alho, uma bela gema de ovo, abundantes e belos coentros, uma manita de belos poejos frescos.
Corta o belo pão caseiro alentejano que compraste 3 dias antes, em belas fatias pequenas mas moderadamente espessas. Cozes o lombo do bacalhau. Tira-lhe umas lascas. Na água da cozedura, ainda a ferver junta uma esguinchadela de vinagre. É hora de escalfar o ovo. Retira o ovo, mete os espinafres e apaga o fogo. Meio minuto, tira os espinafres e verte a água bem quente para dentro da taça. Esgravulha o caldo com uma colher e aventa com as sopas de pão lá para dentro. Monta o prato com as lascas do bacalhau pela base, os espinafres e o ovo escalfado pelo topo. Acompanhante de luxo: Vale dos barris Syrah.

Chuleta de borreguinha melimada, com leguminosas assadas

7 Outubro, 2012 § 0 comentários

Tempera umas boas chuletas de borreguinha com: flor de sal, azeite virgem extra, 5 pimentas amassadas na hora. Numa anti aderente bem quente, sela as chuletas de um lado e do outro sem as deixar passar em demasia. Retira as carnes soculentas e coloca-as num tabuleiro de ir ao forno. Rega as carnes com azeite virgem extra sem preocupação. Esmaga umas cabeças de alho e adita-las ainda com casca, junta um raminho de cheiros frescos a saber: alecrim, tomilho e oregãos e por fim rega tudo com a molhanga que preparaste previamente [1 colher de sopa de mel de rosmaninho e sumo de meia lima]. Leva ao forno a 180º C.
Noutro tabuleiro prepara o leito de legumes que te aprouver (cenoura, tomate cherry, nabo, cebola, alho françiú, tomate coração, courgette), apenas com sal grosso, azeite virgem em abundância e ervas de provence secas. Coloca no degrau debaixo da sauna ao mesmo tempo que a carne fraqueija.
Acompanhante de luxo: Monte da Pesseguina – Tinto