Tostada de Franga com Abacate e Maionese de lima

24 Abril, 2012 § 0 comentários

Desfias os peitos à franga que sobrou do churrasco de fim de semana, cortas um abacate maduro [mas não em demasia] em finas tiras, torras o pão caseiro alentejano e preparas a maionese de  lima com: 1 ovo à temperatura ambiente, pitada de flor de sal, uma noz de mostarda savora, meio dente de alho, sumo de 1/4 de uma lima. Todos estes ingredientes seguem para dentro de um copo misturador. Colocas a varinha mágica encostada ao fundo do copo e sem a levantar trituras os ingredientes a alta velocidade ao mesmo tempo que vais deitando para dentro do copo o óleo de girassol Becel a correr de fio até a maionese começar a ganhar consistência. Consistência ganha, podes fazer um movimento para cima e para baixo, para cima e para baixo com a tua varinha. Podes montar a tosta, pão torrado, maionese, abacate e franga desfiada. Acompanhante de luxo: Limanada de lima bem fresquinha.

Panquecas de Tubérculo

23 Abril, 2012 § 0 comentários

Descascas as batatas e esfregaço com elas no ralador de queijo até obteres um monte de batata desfeita. Agarra nessa papa, coloca num coador e espreme-a até perder toda a água. à batata já desfeita e desidratada, junta um pouco de farinha, cenoura ralada, uns espinafres escaldados, malagueta vermelha cortada muito fina umas vagens de coentros e umas sementes de sésamo. Aquece bem uma frigideira anti aderente besuntada de azeite virgem extra e siga com o preparado lá para dentro. Dá-lhe forma com uma espátula e deicha bronzear dos dois lados. Prepara o molho para acompanhar a panqueca com 2 colheres de molho de soja, uma colher de vinagre de arroz, meia colher de sementes de sésamo e meia colher de piri-piri em pó. Acompanhante de luxo: Super bock Abadia, bem fresquinha.

Saco cama de Salmão Esfumaçado com Camarão Bronzeado e molho picante

19 Abril, 2012 § 0 comentários

Recheias o saco cama [que podes adquirir em qualquer venda], com alface frisada, alface roxa e rúcula. Sobre o verde: umas lascas de salmão fumado, sobre o Salmão: tomate seco em finas tiras e uns camarões moçambicanos nús que previamente bronzeas-te numa frigideira, em azeite virgem extra com dentes de alho roxo esmagados, uma colher de chá de pasta de pimentão doce, flor de sal, coentros frescos picadinhos e sumo de meio limão. Antes de enrolares o saco, rega os ingredientes com um petit peu de molho picante que previamente preparaste com: 2 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de vinagre de arroz e uma colher de chá de malagueta em pó. À medida que vais comendo podes ir molhando a ponta no molho. Acompanhante de luxo: uma Casal Garcia bem geladinho. Até te babas.

Prego bem martelado em paposeco rústico!

16 Abril, 2012 § 0 comentários

Não basta teres um bom Prego ainda que as carnes sejam boas, um bom martelo é necessário.
Temperas as boas carnes da Vazia mesmo antes do salto para a frigideira. Para o tempero: sal grosso, pimentas esmagadas no momento, dentes de alho roxo esmagados com casca, fio de azeite virgem no lado A e B. A frigideira bem quente e siga lá para dentro. Quando a carne tiver no ponto adita uma noz de manteiga de vaca com sal e apaga o lume, deixa a manteiga derreter misturando-se com a proteína e com os alhos. Acomoda a carnes num belo paposeco rústico com a base besuntada de mostarda Savora. Acompanhante de luxo: Sagres Mini – Branca

 

Bruschetta de Linguiça de porco preto com Tomate Cereja

13 Abril, 2012 § 0 comentários

Pão alentejano torrado; esfregaço de alho roxo na fatia de pão após a torra; fio de azeite virgem extra; olivas recheadas de pimentos picadas; murcha-me os tomates cereja numa anti aderente com azeite virgem e ervas de provence e alho em pó; por cima dos tomates… queijo mozzarella até derreter; salsa e poejo para um toque de frescos; as finas rodelas de linguiça de porco preto de Barrancos, são bronzeadas na frigideira após a retirada dos tomates. Acompanhante de luxo: Alabastro tinto.

Noodles com Legumes e Camarões moçambicanos

12 Abril, 2012 § 0 comentários

Prepara um belo caldo, com legumes a gosto, cebola, alho francês, cenoura, aipo, alho roxo, salsa, sal e pimentas moídas, [reserva].
Prepara os legumes em cima da tábua. Ripa umas folhas de couve portuguesa, umas folhas de espinafres, corta a cebola roxa em finas rodelas, cogumelos Paris, cogumelos shitake, corta a cenoura e a courgette em juliana. Num wok aquece azeite virgem extra e pela ordem do corte aventa para lá os legumes. Deixa-os muchar um pouco e junta-lhes um pouco de caldo, uma colher de sopa de molho de soja e deixa cozinhar. Vai juntando ao longo da cozedura conhas de caldo. Numa anti esturro, deixa bronzear os camarões moçambicanos já sem roupa, em azeite virgem e alho roxo esmagado com casca. Prontos os camarões junta-os ao ménage de legumes. Num tacho em abundante água fervente, submerge os noodles, apaga o lume e dá-lhe uma tampa, durante 4 minutos. Escorre a água da massa. Serve-a nas taças e junta-lhe o resultado do wok, por cima compõe com finos círculos de rabanete. Acompanhante de luxo Sake quente.

Bombolachas de chocolate e amêndoa

3 Abril, 2012 § 0 comentários

Esmagas as bolachas de amêndoa ANNA’S suecas, bem esmagadinhas num almofariz e reserva. Numa caçarola derretes um Toblerone e uns quadrados de chocolate preto 70% de cacau em banho maria com uma colher de chá de manteiga e um pouco de leite gordo. Vertes o chocolate em fio sobre a bolacha ao mesmo tempo que vais envolvendo a massa. Amassa bem e molda os Bombolachas com a forma que mais te aprouver. Passa-os numa tigela por Suchard Express em pó. Mhami! Acompanhante de luxo: moranguinhos e uma taça de champagne fresquinho.

Costeleta de Vitela com Legumes na sauna

2 Abril, 2012 § 0 comentários

No talho da tua freguesia, pede que te cortem as melhores e tenras costeletas de vitela. Tempera as carnes com alho em pó, e pimentas moídas na hora. Prepara um tabuleiro com legumes vários, a gosto, rega com um fio de azeite virgem, ervas de provence, sal grosso e uns ramos de rosmaninho. Mete as mãos e envolve-os muito bem e siga para o forno a 190º C. Toca a acender o fogareiro.  Brasas no ponto, aventa-lhes para cima com uns raminhos de alecrim. Costeletas prá grelha tempera agora a carne com sal grosso. Carnes no ponto, siga para o prato acompanhada dos legumes que foram assados no forno durante 45 minutos aproximadamente. Acompanhante de luxo: Super Bock Stout bem fresquinha.