Salmonburguer com creme de abacate

31 Março, 2012 § 0 comentários

Compras um filete de salmão bem fresco [manda cortar na hora], livra-te de todas as partes escuras e corta-o em pequenos cubos. Tempera com flor de sal, 5 pimentas moídas, salsa picada e cebolinho picado. Corta em pedaços muito pequenos meio requeijão de Seia, bate um ovo bem batido e desfaz umas tostas integrais no almofariz, junta tudo ao salmão e faz uma bola homogénea. Podes agora moldar os salmonburguers. Cobre-os com película aderente e leva ao frigo durante 15 minutos aproximadamente. No entretanto prepara o creme de abacate com o dito, meia cebola, sumo de meia lima, pimentas moídas e flor de sal, tudo para a picadora. 3 bombadas, para que o creme fique com alguma textura e não líquido em demasia. Aquece bem uma frigideira anti-aderente besuntada de azeite virgem, coloca os salmonburguers e deixa marcar apenas cerca de 20 segundos de cada lado, ficam crocantes por fora e quase crús, muito macios e sucolentos por dentro. Acompanha com pão caseiro torrado. Acompanhante de luxo: Encostas de Pias branco bem fresquinho.

Almofadas de Grão de Bico com Espinafres, Abóbora e Tomates secos

30 Março, 2012 § 2 comentários

Pões o grão de bico de molho com sal, de um dia para o outro. Cozes o grão na pressão durante 30 minutos. Escorre o grão e [reserva]. Numa anti esturro, murchas a cebola picada no azeite virgem extra e junta a abóbora cortada em nacos finos, polvilhas com ervas de provence e sal grosso. Cozinhada a abóbora [reserva], murcha os espinafres na mesma gamela com um pouco de azeite e alho em pó [reserva]. Numa picadora, junta o grão de bico, a abóbora, o tomate seco e os coentros frescos. Brrrrchhhhhhhhhh…1, Brrrrchhhhhhhhhh…2, Brrrrchhhhhhhhhh…3, já está. Reserva a mistura numa taça. Parte um ovo e bate-o bem. Num almofariz desfaz uns gressinos integrais com vigor e estás pronto(a) para fazer as almofadas. Na mão coloca um pouco da mistura, adiciona alguns espinafres, molda a almofada passa-a pelos gressinos “almofarizados” e pelo ovo batido, siga para a frigideira já emulsionada de azeite virgem. Vchhh do lado A / Vchhh do lado B. Acompanha com uma “saladini de agrioni com alfatchi”. Acompanhante de luxo: Super bock STOUT, fresquinha.

Pão Torrado com Molho

29 Março, 2012 § 0 comentários

Torras o pão caseiro alentejano e tallha-o à medida da taça e coloca-o o fundo. Preparas o molho com cebola roxa picada, alho picado, azeite virgem extra, aperta-me os tomates de modo a privá-los das grainhas, tira-lhes as peles e corta-mos aos cubos. Junta agora os tomates à cebola e ao alho, vai mexendo em fraco lume. Adita um coche de polpa de tomate, umas gotas de picante calvé e aromatiza o molho com parmesão ralado e manjericão fresco picado no momento. Verte o molho sobre o pão e cobre a taça com uma fatia de mozzarella, sobre o queijo um raminho de alecrim e siga para a sauna com o grill ligado para bronzear. Acompanhante de luxo: Mateus emotions [até te vêm as lágrimas aos olhos] bem gelado.

Baguette au Paio de porco preto com Requeijão de ovelha [de Azeitão]

28 Março, 2012 § 0 comentários

A baguette deve ser comprada ainda morna e estaladiça. Besunta as partes baixas da baguette com fio de azeite virgem e aventa-lhe com a alface, os agriões de água e uns tomates cherry às rodelas, para cima. Faz um vinagrete com uma colher de chá de mel, azeite virgem e vinagre de cidra. Chocalha-o bem e tempera as verduras. Coloca agora o requeijão de ovelha sobre as folhas. Sobre o requeijão as fatias de paio de porco preto, cortadas muito finas, bota a tampa e toca pró bucho. Acompanhante de luxo: Limonada de limões espremidos no momento.

 

Burguer Spicy Curry

27 Março, 2012 § 0 comentários

Vais ao butcher e pedes que te pique a melhor parte da carne de vaca que ele lá tiver. Tempera a carne com sal grosso e pimentas moídas na hora. Numa anti esturo, aloira a cebola picada em azeite virgem, murcha-me os tomates cherry picados juntando uma colher de sopa de pasta de caril Patak’s Original (o nível de quentura fica ao gosto do freguês na hora da compra), uma colher de sopa de água quente e coentros frescos picados no momento. Vai mexendo e deixa-o engrossar. Pronto o molho transfere-o para uma taça e deixa-o arrefecer. Arrefecido o molho, envolve-o bem com a carne e mini gressinos integrais bem moídos no almofariz. Molda os hamburguers. Cobre o prato com película aderente e leva ao frigo durante 15 minutos.  Tic tac… tic tac… aquece bem a anti esturro, besunta-a com um pouco de azeite virgem, polvilha-me as carnes com sementes de sésamo e podes agora grelhá-las. O chefe prefere mal passados. Põe a torrar uma chapata escura de sementes, coloca um petit peu de maionese aromatizada com alho em pó, sobre o miolo crocante, uma cama de rúcula selvagem e o hamburguer acabado de grelhar. Acompanhante de luxo, Herdade das Servas tinto.

Posta de Atum arrematada com cebolla

22 Março, 2012 § 0 comentários

Vais à praça e põe os olhos nos lombos que passam, pelas bancas do Atúm. Este veio diretamente da terra quente, Cabo Verde, pela mão do [sóice] Rena, a quem deixo aqui Postado o meu agradecimento. Tempera-me o lombo, com flor de sal e 5 pimenta.Fazes-me a cama numa anti esturro com muita cebola, azeite virgem extra, alho picado, uma folha de louro, uma malagueta esmagada e umas tiras de pimento vermelho. Tira-me a pele aos tomates maduros, expurga-os das sementes, corta-os em cubos e aventa-os para a cama de cebola. Coloca agora a posta de atum fresca e soculenta, cobre-a com mais cebola, alho e pimento. Junta uma colher de banha de porco e rega todo o leito com azeite virgem. Abafa a anti esturro com a tampa e deixa cozinhar em lume muito brando. A meio da cozedura retira a tampa para que a água em excesso enxugue e fique apenas o azeite, como aglutinador de sabores. Para arrematar uns coentros frescos picados. A acompanhar umas batatinhas cozidas regadas da molhanga, do atúm e uma saladita de rúcula selvagem. Acompanhante de luxo: Vale dos barris (uva moscatel) branco bem gelado.

Fusillis e Conchas com Requeijão, Espinafres e Nozes

15 Março, 2012 § 0 comentários

Cozes os fusilli e as conchas em água abundante e bem temperada de sal. Escalda os espinafres e besunta-os de azeite virgem extra aromatizado de alho. Vai preparar o molho. Bate um ovo bem batido com queijo parmesão ralado, um pouco de mostarda e sumo de meio limão; leva ao lume mas não deixes engrossar demasiado. Pode empratar a massa com os espinafres, miolo de noz, o requeijão de Seia. Podes verter o molho por cima e compor com os oregãos frescos, umas folhitas de poejo fresco e a malagueta seca cortada em tiras muito finas, se sentires coragem, podes também colocar as sementes. Acompanhante de luxo: Herdade S. Miguel – Tinto.

Lula Bronzeada avec da paprika

13 Março, 2012 § 0 comentários

Compra as lulas frescas, lava-as bem e arregaça-lhes as peles. Agora, limpas de entranhas, temperam-se com alho em pó, 5 pimentas moidas no momento e sumo de 1 lima. Aquece o azeite virgem extra numa anti esturro em comunhão com as cabeçinhas de alhos esmagadas com casca. Loiros os alhos, junta as lulas cortadas em generosos anéis escorridas de tempero. Retira o excesso de água criada pela fritura das lulas e junta um pouco mais de azeite, um pouco de gengibre ralado na hora, uma malagueta, quando estiverem no ponto ideal da fritura junta 2 colheres de chá de paprika [pimentão doce], e envolve tudo muito bem e deixa bronzear. Podes juntar os coentros picados grosseiramente e apaga o lume. A acompanhar, o tubérculo mais popular, cozido com pele [que retiras depois da cozedura], temperado de azeite virgem extra e oregãos secos. Acompanhante de luxo: Marquês de Borba branco, gelado.

 

Fofa de Coco com Maçã e Morangos

12 Março, 2012 § 0 comentários

Para a massa, os 4 ovos batidos com a chávena de açúcar até te doer a manita. Juntar agora a chávena de sumo de laranja misturado com uma colher de sopa de compota de laranja amarga, o iogurte de coco e meia chávena de coco ralado. 2 chávenas da farinha fina peneirada, uma colher de chá de pó royal, a chávena de lubrificante de girasol. Envolve tudo muito bem com a colher de pau feito. Unta a forma com manteiga, forra-a com papel vegetal e volta a untar o papel, borrifa-o de farinha e verte a massa lá para dentro. Corta uma maçã em finas lascas, morangos frescos de Palmela em finas lâminas e cobre o topo da massa, primeiro com a maçã depois os morangos. Siga para a sauna a 190º C cerca de 1h. Com a cozedura, dá-se o desidrato da maçã e dos morangos. Depois de te partir o bolo, aventa com açúcar em pó e coco ralado para cima da fatia. Acompanha com um cálice de Porto vin.

Ovos destrambelhados com farinheira e ananás marcado

9 Março, 2012 § 0 comentários

Numa antiesturro marcas o ananás do lado A e do Lado B  [reserva], aventa a farinheira de porco preto cortada em rodelas, Lado A e Lado B [reserva]. Limpa o fundo com rolo de cozinha arremessa um bocado de margarina vegetal lá para dentro. Tempera os branco é galinha o põe,  com sal grosso, pitada de pimenta, un petit peu de leite e mistura de queijos ralados, esgravulha sem que as claras se homogenizem totalmente com as gemas e siga para a antisturro, deixar cozinhar até se verificar uma consistência cremosa. Torra uma fatia de pão caseiro alentejano, e desenha com fio de azeite virgem extra. Por cima coloca os ovos. Acompanha com olho de alface e finas tiras de tomate seco. Acompanhante semi luxo: Olaria Tinto Carmim do pacote de 5L com torneirinha.