Mousse de Couve Flor com Prosciutto e Nozes

14 Janeiro, 2012 § 0 comentários

Uma couve flor pequena de entranchas tenras, é desmanchada em pequenas porções, aproveitando só o miolo. Numa panela murchas o alho francês, com o alho roxo picado e uma chalota pequena. Uma vez doirados junta-se a couve flor, 2 batatas médias cortadas em cubos e envolve-se com os demais. Flor de sal e pimenta da Jamaica qb . Juntas 1/3 de água e 2/3 de leite meio gordo e deixas cozinhar sempre mechendo para que não verta borda fora. Numa frigideira tostas o prosciutto até que fique crocante e reservas. Torras uma fatia fina de pão cazeiro alentejano, uma vez doirado corta-o em cubos pequenos. Parte umas nozes. Com a varinha mágica ou num liquidificador desfaz o preparado da panela até que fique com a consistência de uma mousse, se estiver muito espessa acrescenta um pouco de água ou leite até adequirir o ponto desejado. Serve numa gamela de sopa, compõe com o prosciutto, as nozes, os croutons e remata com um fio de azeite virgem extra 0,4 ac., um pouco de cebolinho picado e uns grãos de pimenta moída no momento. Acompanhante de luxo, João Pires Branco bem fresquito.

Peitos de Pata com redução de Vinagre Balsâmico e Frutos Vermelhos

10 Janeiro, 2012 § 0 comentários

Desossas a Pata e aproveita-lhe os Peitos. Dá uns cortes transversais na pele, tempera com um pouco de sal no lado da pele e no lado das carnes. Aquece bem uma frigideira antiesturro, coloca os peitos do lado da pele na frigideira durante 3 minutos aproximadamente, aquando a pele tostada, vira os peitos para o lado das carnes, baixa a intensidade do lume, abafa com uma tampa e deixa cozinhar cerca de + 2 minutos. Pega nos peitos e fatia-os finamente. Nos sucos da frigideira vasa um bom cálice de vinagre balsâmico de modena, os frutos vermelhos frescos (framboesas, mirtilos, amoras, morangos), 1 boa ‘cocharrada’ de doce de frutos silvestres e deixa o molho engrossar; uma vez grosso deixa-o escorrer sobre os peitos já fatiados. Acompanha com uns palitos de courgette, cozidos ao vapor apenas com uma pitada de sal. Acompanhante de luxo Guadalupe Tinto 2008 (vale a pena ler a sua composição).

Sushi to Sashimi de salmão com requeijão de Seia & sesame seeds

5 Janeiro, 2012 § 0 comentários

Sushi to Sashimi de salmão com requeijão de Seia & sesame seeds. Nas bordas, manga, rábano, pepino e cebolinho. Acompanhante de luxo Mumm bruto de frutos vermelhos com hortelã e açúcar mascavado. Em beleza na ante-antevéspera do novo ano.