Lasanha de Grelo[s]

20 Dezembro, 2011 § 0 comentários

Para o recheio de legumes, coze o[s] grelo[s] previamente bem lavado[s], em água aromatizada de cebola ou alho francês. Salteia numa frigideira, em azeite virgem extra e um pouco de polpa de tomate aromatizada de Basílico, 2 dentes de alho picados, a chalota, os espargos, cogumelos frescos, abóbora, o[s] grelo[s]. Quando apagares o lume junta-lhe os espinafres baby, que vão cozinhar no preparado ainda quente, queijo parmesão ralado no momento e uns miolos de noz. Vais montar a lasanha, em camadas. Prepara o molho béchamel, com leite meio gordo Vigor, farinha fina, manteiga e nóz moscada. Aventas as folhas de lasanha de massa fresca, até cobrir o fundo do pirex besuntado de manteiga, coloca uma camada de legumes, cobre de bechámel. Faz este processo até teres molho. Na camada superior coloca alguns tomates cereja cortados pela metade, (+) queijo parmesão ralado na hora e uns oregãos secos. Acompanha com salada de alfaces variadas. Acompanhante de luxo: Syrah da adega Cortes de Cima.

 

Hamburguer grelhado com Portobello

11 Dezembro, 2011 § 0 comentários

Tempera a carne de vaca já picada, com cebola ralada (no ralador do queijo), sal, pimenta, um ovo inteiro e gressinos integrais desfeitos no almofariz, molda as [hamburgas] e leva ao frigorífico para refrescar e errijecer as carnes un petit peu, 15 min.
Aquece bem o grelhador (chapa) e marca os cogumelos portobello de um lado e do outro [reserva], na mesma chapa marca os hamburguers cerca de 1,5 min de cada lado, se gostas das carnes mais morenas, deixa um pouco mais. Os portobello vão servir de cama às carnes, de lençol um molho feito de tomates frescos; maduros; picados; cebola, azeite, manjericão e picante calvé, sobre o qual depois de feito cai queijo parmesão em pó. Coze o penn em água abundante, com sal e fio de azeite e mete-o a saltar na chapa, nos sucos deixados pela carne com um pouco de pimenta moída. Salada verde Duo de rúcula com Canónigos. Acompanhante de luxo: Uma buja fresca, sagres, superbock, carlsberg, a que melhor te aprouver.

Ovos destrambelhados com respiganço do Cozido de Domingo

6 Dezembro, 2011 § 0 comentários

Hoje é come [Restos]! Abres o frigo e retiras as carnes que subjaram do cozido de domingo da tua mãezinha! Desfia-me as carnes. Ignora o toucinho. Aventa com a linguiça para a frigideira anti-aderente e deixa fritar um pouco e reserva. Nos sucos murcha os cogumelos laminados, que por acaso também são [Restos] de uma embalagem que não se finou no risotto de pato. Junta-lhe as carnes desfiadas e a linguiça que reservaste. Bate 3 ovos a preceito com um pouco de sal, 5 pimentas (moinho) e um pouco de leite. Junta os ovos esgravulhando até que sequem mas não em demasia. Serve com o [Resto] de arroz cozinhado na água das couves do cozido, desta vez salteado na mesma frigideira onde fizeste os ovos. Este foi o momento Filipa vaconDeus do Chef. Acompanha com o [Resto] da garrafa de tinto que abriste  no cozido de domingo.