Polvo envergonhado na sauna

16 Outubro, 2011 § 0 comentários

O polvo sente-se pressionado,  (deves comprar o polvo fresco e congelá-lo em casa) ; na panela um copo de tinto, pitada de sal, pimenta, uma cebola roxa cortada pela metade, ervas de provence, 5 dentes de alho. O polvo fica na pressão 20 minutos aproximadamente. Tiras da panela, escorres o bicho e arremessas para um tabuleiro de forno com uma boa dose de azeite virgem extra, e uns 6 de alho esmagados. Leva-o à sauna durante 25 minutos a 180ºC. Acompanha com agrião d’água e batata pequena assada no sal durante 1 hora, tira a batata do forno e arrebenta-lhe as trombas de mão aberta. Acompanhante de luxo: Defesa branco bem fresco.

Cachorra Junk Gourmet

12 Outubro, 2011 § 0 comentários

O chef também gosta de cachorros, lá por isso não precisa de os fazer com pão manhoso e mostarda manhosa. Em primeiro lugar, afaga-me a salsicha em besunta da boa, neste caso mantequilla. Torras o pão de sementes até que fique marcado; aventas os cógnitos e a rúcula para a base, fazes o cobrimento com Brie [o], dispõe as salsichas maquilhando-as com Dijón. Metes a tampa e siga pró bucho. Acompanhante de luxo: Duff Beer

Crocante de maça starking

9 Outubro, 2011 § 0 comentários

Tiras as casca e cortas as maçãs starking em meias luas finas. Numa vasilha juntas açúcar amarelo, farinha fina para bolos branca de neve e manteiga magra matinal, esgravulhas bem a pasta até que fique bem pegajosa. Num tabuleiro de forno colocas por camadas a matéria pegajosa, as maçãs, a matéria pegajosa, as maçãs, a matéria pegajosa, as maçãs … canela no topo, 35 min de forno a 180ºC. Comer ainda morno, só ou acompanhado com gelado de nata.

Bife de perú recheado

9 Outubro, 2011 § 0 comentários

Os bifes de perú finos, ficam ainda mais finos, com as murrassas que lhes vais desferir, após os esticares e cobrires com película aderente. Retiras a película e temperas de sal, pimenta, fio de azeite e sumo de limão. Para o recheio, requeijão de Seia, azeitona verde picadinha, tomate seco e folhas de espinafres em crú. Recheias o bife e enrolas a murtalha. Passá-los pelo azeite quente e alho esmagado com casca, numa frigideira anti esturro, é o passo seguinte. Uma vez loiros, levá-los num tabuleiro ao forno (besuntado de azeite), a 180ºC durante 25/30 min. Sai da sauna e cortas os rolos com a espessura de um polegar. Serve com uns pimentos padron murchos [mas potentes], em azeite e sal grosso e uma salada de cógnitos.
Aliiiicee, … bora prá mesa!!

Tortilha de camarão com espinacas

9 Outubro, 2011 § 0 comentários

Cortas as batatas às rodelas e deixas confitar no azeite virgem [reserva], retira o excesso de azeite da frigideira e bronzeia os camarões com alho triturado [reserva], murcha os espinafres nos sucos anteriores com pitada de sal grosso, anexa as batatas já enxutas (pelo papel absorvente), os camarões com alho, aos bocados os pimentos morrones assados. Ajeita o colchão e verte-lhe os 3 ovos batidos com sal e pimenta, deixa criar crosta. Com ajuda de um prato vira a tortilha ao contrário e deixa cozinhar o lado B mais um petit peu. Serve com azeitona verde e rúcula selvagem. Acompanhamento de luxo: Una Caña bem gelada.

Ólhó Petisco

8 Outubro, 2011 § 0 comentários

Pró petisco temos, alheira de mirandela (caseira), passa um trapo encharcado em azeite pelo lombo da alheira ainda inteira, corta em rodelas e tosta na frigideira anti esturro. Os espargos esmorecem em azeite e sal grosso. As olivas são temperadas de azeite alho e oregãos. Os morrones assados tira do frasco e põe no prato, tempera de alho, fio de azeite e coentros. Para a salada de batata: coze as batatas com sal, cortadas em quartos, ao ponto de não se tornarem mousse de batata; escorrê-las, arrefecê-las e temperá-las ainda mornas, de azeite virgem extra, alho, coentros cortados até aos talos e sumo de 1/2 lima; põe as mãos na gamela e envolve com carinho. Acompanhante de luxo: Syrah, Vale dos barris Palmela – tinto.

Hamburga [como dizia a minha avó], Calimero

5 Outubro, 2011 § 0 comentários

Tempera a carne picada (metade de vaca, a outra parte de porco), com cebola ralada (no ralador do queijo), sal, pimenta, uma gema e tostas integrais desfeitas no almofariz, molda as [hamburgas] e leva ao frigorífico para refrescar e errijecer as carnes un petit peu, 15 min. Aquece bem a frigideira anti esturro e grelhas as [hamburgas] previamente emulsionadas de azeite virgem. Aplica sobre uma fatia de pão caseiro alentejano já torrado e barrado de azeite, para cima da [hamburga] arremessa com um ovo estrelado temperado de sal na clara e pimenta na gema. acompanha com a salada da Posta anterior. Acompanhante de luxo: Mateus emotions rosé entre os 8 e os 10ºC.

MixSalad com tomates esmagados e nozes

5 Outubro, 2011 § 0 comentários

Alfaces variadas e rúcula, descaca-me as nozes, depois de receberem um calorzinho, esmaga-me os tomates de encontro às bordas da frigideira besuntada de azeite virgem sal e ervas provençais, emprata a salada, tempera com sumo de uma lima e os sucos provenientes dos tomates ainda na frigideira, um fio de azeite, flor de sal e coentros, voilá.

Almondegas de Vache em molho de tomate parfumé du manjericão

4 Outubro, 2011 § 0 comentários

Prepara o molho; chucha os tomates sem grainhas em generosa quantidade, polpa de tomate, extra virgem o azeite, de alhos 4 dentes, cebola em quantidade, 6 folhas de manjericão tem avondo, tudo muito picado a cozinhar em lume brando e um cálice de vinho rosé, um pró tacho, outro pró bucho. A Vache é picada passando 2 vezes pelo picador (pode ser o do boucherie), temperada de pimentas, sal, 1 ovo, cebola picadíssima. Molda-me as bolas e passa-as pelos gressinos integrais, previamente desfeitos no almofariz. Mete as bolas a confraternizar com o molho e deixa cozinhar muito lentamente. Coze o esparguete em muita água tomada de sal. Coloca as bolas no colchão de esparguete e aventa-lhe uns coentros e queijo parmesão moído para cima.

Bacalhau do lombo em cama de espinafres

3 Outubro, 2011 § 0 comentários

Tudo em crú, faz-se a cama de azeite virgem extra, alhos com a tromba desarranjada, tiras finas de cebola roxa, de cacho, feitos em rodelas, os tomates, batata branca para assar, em ovais finas minunciosamente cortadas. Em cama feita se deita o bacalhau de crosta para cima, de lençol umas rodelas de tomate mais, 5 pimentas esmagadas e uma regadela de vinho branco Vale dos barris (de uva moscatel feito). À espera, o forno a 190ºC. 45 minutos passados, com algumas regadelas de azeite e vinho que o pirex contém. Sai da cuba leva com uns coentros pelo lombo. Os espinafres murcharam em azeite, sal e alho fervente. Ao empratar, troca de cama; agora de espinafres feita. Rega tudo com o azeite quente, em que cozinhou o bacalhau. Acompanhante de luxo: As sobras do vinho branco aberto para regar.