Marmelos com manjericão

30 Setembro, 2011 § 0 comentários

Agarras os grandes marmelos, descascas os grandes marmelos, cortas os grandes marmelos e cozes os marmelos em pouca água, um pau de canela, uma casca de limão e açúcar, serves com um fio de mel e umas folhas de manjericão, termina com canela em pó. Simple, delicious.

Bife pimenta com cogumelos e tomate seco

30 Setembro, 2011 § 0 comentários

Do Lombo, Vazia, Pojadouro ou Alcatra, passa-lhe o punho pelo lombo para amaciar o bicho, tempera de sal e pimenta. Defere uma punhada nos alhos afim de lhes esmagar a cabeça. Os tortulhos e o tomate seco já desidrataram na frigideira com azeite. Está na hora de sair e ceder lugar ao bife. Azeite, alhos e bife convivem na amena cavaqueira, 1 minuto em cada face e sai. Aos sucos deixados juntas uma natinha de soya e grãos de pimenta até que engrosse. No palco entram como acompanhamento umas ervilhacas cozidas só com sal, o bife, os cogumelos e o tomate seco, agora humedecido. Acompanhante de luxo: EA tinto colheita seleccionada.

Figos com prosciutto crocante & Chevre

29 Setembro, 2011 § 0 comentários

Os figos cortados pela metade; arriba com presunto crocante anteriormente acabrunhado na anti-esturro, sobre o presunto, queijo de cabrita e segue para o Forno a 180 ºC até a cabra ficar morena. Sai da sauna e leva com umas feuilles de basílico em cima. Acompanhamento de luxo: Vale dos Barris Branco de uva moscatel. humm…

Cous Cous com frango, espargos & maçã

28 Setembro, 2011 § 0 comentários

Numa taça, a mesma quantidade de cous cous garofalo, para a mesma quantidade de caldo de legumes (os legumes que mais lhe aprouver). Ainda a ferver verte o caldo sobre os cous cous e abafa a taça com película aderente durante 10 minutos, tic… tac… tic… tac… esgravulha os cous cous com um garfo para que se soltem. Guarnece com frango assado no churrasco (quanto mais petis mais saboroso se torna), temperado de uma pasta de sal, pimentão doce, picante, sumo de lima, azeite e um petit peu de colorau. Desfia o frango [reserva]; murcha os espargos de talo curto, em azeite e sal [reserva]; na mesma gamela murcha os tomates com alho mais um pouco de azeite [reserva]; Granny smith cortada em lascas muito finas [reserva]; Emprata: de cama os cous cous, de lençol o preparado. Acompanhante de luxo: Syrah da adega Cortes de Cima, Tinto.

Primo piatto di pasta con gamberi

26 Setembro, 2011 § 0 comentários

cozes os gamberetti com sal e um limão cortado pela metade, numa certã murchas os tomates anões com alho abundante, flor de sal, ervas de provence e azeite virgem extra. Tomates murchos! Reserva-os numa vasilha e aos sucos acrescenta mais alho e um pouco de azeite, 4 gotículas de picante Calvé, para agora saltear os camarões, depois de despirem o fato de banho. Termina com umas folhas de alCoentros.
Para cozer a massa, sal, 1 Litro de água tem avondo. Spaghetti garofalo cozido al dente, escorre-se a água e besunta-se com azeite virgem extra, em seguida empratar e juntar a molhenga anteriormente confeccionada, adicionando umas lascas de queijo manchego.
Acompanhante de luxo: Tinto da Casa Ermelinda Freitas, Palmela.

Folhado de maçã

22 Setembro, 2011 § 2 comentários

Massa folhada “entaçada” e previamente picada; sobre a massa açúcar mascavado misturado com canela; maçã riscadinha às tiras muito finas; sobre a maçã mais açúcar mascavado misturado com canela, remata para golo com um fio de mel, siga pró forno a 180º C durante aprox. 20 min. Acompanhate de luxo: bola de gelado de nata. Vou ali ao céu e já volto sim ?!!

Quiche de legumes

22 Setembro, 2011 § 0 comentários

Massa entreFolhada, para a base, picada com um garfo; de recheio: Azeite virgem, cebola, cogumelos frescos, cenoura, Juliana de repolho branco, sal e pimenta; após o estrugido juntar coentros e uma natinha de cogumelos porcini para envolver e forrar a base de massa previamente estendida e picotada; cobre o topo com tomatinho cereja em crú e arremessa com queijo emental ralado para cima com um espicho de ervas de provence; 25 min de sauna a 180º C. Acompanha uma salada de cógnitos e rúcula com umas lascas de cebola roxa e tomate, temperada de flor de sal azeite e vinagre balsâmico. Vale dos barris branco ( Uva moscatel), bem fresco.

Coxa de franga hot & spicy

22 Setembro, 2011 § 0 comentários

Solta a franga e arranca-lhe as coxas; temperar as coxas com sal, 5 pimentas, sumo de lima e deixa marinar para absorver os sucos; faz uma cama de cebola, alho e azeite numa frigideira e deixa murchar; arremessam-se as coxas para a cama e esperamos que fiquem bem bronzeadas; refrescam-se as carnes com mais um pouco de sumo de lima. Depois de bronzeadas retiram-se as coxas da frigideira e  deita-se a cama fora aproveitando apenas o azeite que subejou. Na molhanga murcha-se a Juliana que é de repolho branco. Para cobrir a coxa no empratamento, tomate seco picadinho, salsa picadinha, malagueta verde picadinha, uma noz de wasabi, um fio de azeite virgem extra sumo de meia lima, esgravulha-se o preparado com vigor e afaga-se a coxa com cortesia. Acompanhante de luxo um branquinho alentejano bem fresquinho e voilá, bon appetit.

Pastel de alheira de mirandela com tomates desidratados

22 Setembro, 2011 § 0 comentários

Desfaz-se a alheira até lhe arrancar os ossos, enrola-se na cama com a cebola, azeite virgem e o alho. Ao menage juntam-se os espinafres, os cubos do tomate fresco e as tiras do tomate seco. Deixa enxugar. Por fim estendem-se os lençois de filo em camadas (3) uma pincelada de beurre sobre cada lençol, depois dos lençois colados e estendidos, arrima-se com o preparado para o centro e enrola-se o cubano. Uns cortes suaves por cima para a massa respirar e ficar crocante, um pouco de sal pimenta e as algumas tiras de tomate seco. Bota na sauna a 180ºC previamente aquecida durante 15 min.
Acompanhante de luxo: Defesa branco bem gelado.

Bruschetta [do mediterrâneo]

22 Setembro, 2011 § 0 comentários

Pão alentejano torrado [do mediterrâneo]; esfregaço de alho roxo [do mediterrâneo]; azeite virgem extra [do mediterrâneo]; mozzarella de bufala [do mediterrâneo]; olivas picadas [do mediterrâneo]; chucha, os tomates maduros [do mediterrâneo]; coentros para o toque fresco, oregãos para o toque seco [do mediterrâneo]. Rega tudo com fio de azeite de onde?